sábado, 31 de dezembro de 2011

Postais de Natal (intercâmbio)

Os alunos do 3º e 4º ano criaram lindos postais de Natal para a realização de um intercâmbio com duas escolas do 1º ciclo (Calheta e Funchal). Aqui ficam algumas fotos desta atividade natalícia!


Painel de Natal

Para a decoração da biblioteca, os alunos do 3º e 4º ano pintaram um bonito painel de Natal!



Atividades de Natal

Aqui ficam algumas ilustrações e produções de texto realizadas pelos alunos, a partir de histórias de Natal exploradas nas aulas de Biblioteca.



Exposição itinerante - Alice Vieira

Projeto de intercâmbio de bibliotecas escolares




sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Alice Vieira - Projeto de intercâmbio

Alice Vieira foi a escritora escolhida para o projeto de intercâmbio dinamizado entre a nossa escola e outras quatro escolas da região. Para o referido projeto, foram exploradas algumas histórias da escritora e transformadas num texto dramático pelos alunos. Estes ainda criaram fantoches de cartão, ilustrações, resumos e realizaram o respetivo teatro. Os trabalhos finais fizeram parte de uma exposição itinerante que esteve presente em todas as escolas envolvidas no projeto acima mencionado.



O outono

«A magia da estrela do Outono», de Heidi e Daniel Howarth foi uma das obras escolhidas para abordar a temática do outono e da construção da amizade.



«Eu quero um amigo» - Tony Ross

«Eu quero um amigo», de Tony Ross é uma obra recomendada pelo Plano Nacional de Leitura que realça não só o tema da amizade, mas também a ansiedade do primeiro dia de aulas, a integração no grupo e muito mais. Os alunos do 3º e 4º ano gostaram muito de ler e explorar esta bonita história sobre a criação de laços de amizade!



Teatro - «Os livros»

Para salientar a importância do livro e da leitura, os alunos leram e criaram alguns poemas sobre o tema e dramatizaram uma história com fantoches de cartão.




«Popville» - Um livro diferente ...

Foi com muita surpresa e entusiasmo que os alunos do 3º e 4º ano contactaram com a obra «POPVILLE», de Anouck Boisrobert e Louis Rigaud com texto de Joy Sorman. Esta obra é um pop-up que conta a história da metamorfose de uma pequena aldeia numa cidade ao longo dos tempos e foi apresentada ao som da canção popular «Se essa rua fosse minha». Vejam o slide!