quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Biblioteca itinerante do «Baú de Leitura»

       A carrinha itinerante do projeto Baú de Leitura esteve presente na nossa escola, na semana de 10 a 14 de dezembro. Foi notório o entusiasmo das crianças ao visitarem a mesma, pois tiveram a oportunidade de contactarem com diversos tipos de livros num espaço distinto e original.






Intercâmbio de postais de Natal

       Tal como em anos anteriores, a nossa escola realizou mais um intercâmbio de postais de Natal. os alunos do 3º e 4º ano elaboraram lindos postais para enviarem aos alunos da EB1/PE do Tanque - Monte e da EB1/PE da Calheta.


«Corre, corre cabacinha», de Alice Vieira

       Os alunos do 1º e do 2º ano leram, recontaram, ilustraram e dramatizaram o conto tradicional português Corre, corre cabacinha, de Alice Vieira. esta obra pertencente ao grupo de obras das novas metas do Português foi muito apreciada pelos alunos.


«A Maior Flor do mundo», de José Saramago

       O conto infantil de José Saramago denominado «A Maior Flor do Mundo» foi lido e visualizado em datashow pelos alunos do 4º ano.
       Após a análise do conto, reconto e visualização do filme infantil, os alunos inventaram um final diferente para a história e criaram lindas ilustrações.



«Fala Bicho», de Violeta Figueiredo

     A turma do 2º ano conheceu a obra digital Fala Bicho, de Violeta Figueiredo. Esta é uma obra recomendada pelo Plano Nacional de Leitura e integrada nas novas metas curriculares do Português.
       Da referida obra foram analisados os seguintes contos sobre animais: o Rato, o Crocodilo, o Sapo e o Caçapo entre outros.












«O pescador que nunca pescava nada», de Raffaello Bergonse

       O pescador que nunca pescava nada, de Raffaello Bergonse foi a obra selecionada para a 1ª fase do triatlo literário, um concurso do projeto «Baú de leitura». 
      Após a leitura, audição e visualização em powerpoint da obra, os alunos do 4º ano preencheram uma ficha de identificação, escreveram textos criativos, responderam a questionários orais e elaboraram desenhos sobre a obra.
       Por fim, realizou-se a fase escolar do concurso triatlo literário. A aluna Mónica Pita foi a vencedora que representará a nossa escola na fase concelhia do referido concurso.




Dia mundial da alimentação

       O Dia mundial da alimentação foi celebrado com um diálogo sobre o tema. Na hora do conto foi dado especial realce às obras: «A sopa verde», de Chico e «A Ovelhinha que veio para o jantar», de Steve Smallman. Houve ainda a dramatização de «A história dos frutos», o canto da música «Eu gosto de sopa», um jogo da adivinha de frutos, o jogo do dominó e não só! Vejam o slide!