quarta-feira, 22 de outubro de 2014

O outono

       Após o diálogo interativo sobre a estação do outono, os alunos ouviram e leram histórias sobre o outono, pintaram folhinhas de outono, resolveram adivinhas, inventaram histórias sobre a estação do ano em destaque, entre outras atividades.


 O outono triste

O outono estava triste porque só trazia o vento e o frio, por isso ele achava que as crianças não gostavam dele. Ele ficava a ver as árvores a despirem-se com o vento forte.
O vento forte e o frio estavam a incomodar toda a gente menos o sol que se divertia. O outono estava muito triste por causa das andorinhas que tinham ido para terras onde o clima estava mais quente.
Também aparecia mais vezes a chuva e o nevoeiro e o outono já não via as crianças, que ficavam em casa.
Certo dia, o sol disse ao outono:
- Não fiques triste! Tu também trazes coisas boas como por exemplo alguns frutos como as castanhas, os figos e as romãs. A partir de hoje, eu vou dar mais luz do que devia.
O sol ainda disse:
- Ó outono, vê como aquelas pessoas se divertem a apanharem nozes, castanhas e figos! Vê aquelas crianças a brincarem e a apanharem folhas coloridas! Como podes ver o outono não é assim tão mau!
E o outono concordou com as palavras sábias do sol.

Miguel e Hugo
4º ano





















sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Dia Mundial dos Animais

O Dia Mundial dos Animais foi comemorado na biblioteca. Após o diálogo sobre os direitos dos animais e cuidados a ter com os mesmos, os alunos do 1º  e 2º ano fizeram uma ilustração a partir da expressão: «O meu animal preferido é…», ouviram e identificaram diversos sons de animais e participaram no jogo dos animais com muita alegria.






quarta-feira, 1 de outubro de 2014