segunda-feira, 21 de novembro de 2016

O outono

       Para abordar a estação do outono, os alunos dialogaram sobre o tema e ouviram e leram algumas histórias, nomeadamente “Adivinha quanto eu gosto de ti no outono”, de Sam McBratney; “A magia da estrela do outono” e a fábula “A Cigarra e a Formiga”. Depois de visualizados os filmes de duas histórias narradas, os alunos realizaram diversas atividades, desde a escrita de textos e poemas, ao recorte, pintura e desenho.
       Vejam algumas imagens das atividades acima mencionadas!



segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Dia das Bruxas

       Para comemorar o Dia das Bruxas, os alunos ouviram, na hora do conto, a história “João e Maria”. Após o reconto oral, ordenaram os desenhos do conto, visualizaram o filme infantil, pintaram e recontaram as personagens da história e construíram os fantoches. Os alunos do 1º e 2º ano visualizaram o PowerPoint da história intitulada “A Bruxa Castanha” e criaram um desenho. Os alunos do 2º e 3º ano visualizaram e leram a história em PowerPoint “A Bruxa e o Caldeirão” e “A Bruxa Mimi”. Após o reconto oral, resolveram uma sopa de letras e um labirinto e escreveram uma história sobre bruxas. Ainda houve tempo para jogarem ao jogo da memória e ao dominó sobre a temática acima referida.




Educação literária

       No âmbito da Educação Literária, os alunos do 1º ano conheceram o conto “corre, corre cabacinha”, inserido na obra Histórias Tradicionais Portuguesas, de Alice Vieira. Após a visualização das imagens do livro, a hora do conto e a visualização de um PowerPoint, os alunos recontaram a história, memorizaram a cantilena da velhinha da cabaça, realizaram a técnica do conto sonoro e ilustraram a história em cabacinhas.