terça-feira, 20 de julho de 2010

Teatro de fantoches - « A Formiguinha que foi à neve »

Na festa final do ano lectivo, um grupo de alunos do 3º ano dramatizou com fantoches a história tradicional portuguesa « A Formiguinha que foi à neve». O narrador foi o Diogo Alexandre e a personagem principal foi a Mariana Varela. E como desempenhou bem o seu papel a nossa «formiguinha» Mariana! Os nossos pequenos actores representaram muito bem os seus papéis e estão de parabéns! Seguem-se algumas imagens do teatrinho que foi preparado nas aulas de Biblioteca para a festa final.



Dia da Criança

Para comemorar o Dia Mundial da Criança, os alunos do 4º ano, nas aulas de biblioteca, pintaram um cartaz com lápis de pastel e reescreveram um poema de Dorothy Law Rothe. Estes dois cartazes, juntamente com outros bonitos trabalhos realizados por todos os alunos com os seus professores, foram colorir e representar a nossa escola na Exposição no Centro Cultural John dos Passos sobre a efeméride em questão.


sábado, 17 de julho de 2010

Luísa Ducla Soares


No final deste período lectivo, os alunos contactaram com algumas histórias em prosa e poesia da escritora Luísa Ducla Soares entre elas: Todos no sofá; A Fada Palavrinha e o Gigante das Bibliotecas; A Carochinha e o João Ratão; O Príncipe com orelhas de burro; A velha e a bicharada; Tudo ao contrário; Abecedário sem juízo; O romance das dez meninas casadoiras; Os meninos de todas as cores; Poema em G, etc.
Foram criados poemas, desenhos, cartazes, dramatizações, um passatempo sobre adivinhas da escritora, recorte e colagem. Os alunos ainda jogaram ao jogo da memória e realizaram um puzzle a partir de questões sobre uma história.
Na última semana do mês de Junho foi organizada uma exposição de trabalhos realizados por todos os alunos sobre a escritora supracitada.


Passatempo Literário: «Escrita Criativa»

Alguns alunos, nas aulas de Biblioteca, participaram no Concurso/ Passatempo Literário Escrita Criativa «Mini Biblioteca Essencial» uma iniciativa da Fnac em parceria com o projecto Baú de Leitura, sob a tutela da D.R.E. e S.R.E.C. O Luciano escreveu com imensa criatividade e imaginação a «História de uma árvore» e esta foi eleita a melhor história do nosso concelho e foi uma das finalistas na Região. O Luciano leu a sua história na festa final de encerramento do ano lectivo.


terça-feira, 13 de julho de 2010

Hino do Tipex

No âmbito do Programa Oxygénio, o Cetelem em parceria com o Jardim Zoológico de Lisboa desafiou as crianças a escreverem a letra de uma música para ser o futuro hino do Tipex, um dos tigres - brancos do Jardim Zoológico baptizado de Tipex (tigre por excelência). Este passatempo teve como principal objectivo:sensibilizar as crianças para a importância da preservação desta espécie em vias de extinção.
Os alunos do 4º ano, nas aulas de biblioteca, participaram com muito entusiasmo e criatividade no mencionado concurso/passatempo nacional e receberam alguns CD’s com o hino vencedor como prémio de participação, porque mais importante do que ganhar é participar!


Pelos tigres -brancos
Nós iremos lutar …
Todos unidos
Iremos vencer!
Ó tigre branco,
Tu és divino.
A tua espécie
Nós devemos preservar,
Para que vivas liberto
Nas florestas deste
Planeta ideal!


Nós adoramos-te,
Ó grandioso tigre Tipex!
De olhos azuis como o céu,
De pêlo branquinho como a neve,
Risquinhas negras como a noite
E focinho rosado e engraçado.


Tipex, Tipex
Tu és o mais belo e poderoso
Tigre do Universo.
Tu és veloz
Como o vento e és muito elegante.
No teu caminhar vagaroso e vigilante,
Tu caças com muita esperteza
À luz do crepúsculo.
E a majestosa natureza
É o teu paraíso real.


Não podemos ficar indiferentes
Ao teu sofrimento,
À tua ausência!
Tu és meigo, amável e carente.
Vamos defender a tua espécie!
Para que possas viver,
Ó belo tigre Tipex,
Neste planeta,
E ser o rei dos tigres
E da natureza selvagem.




Alice Vieira


Durante o mês de Maio foi dado especial ênfase à ilustre escritora portuguesa Alice Vieira. Após uma breve e pequena alusão à vida e obra literária desta escritora, foram diversas as histórias exploradas nomeadamente: «As moedas de ouro de Pinto Pintão»; «O Rato do Campo e o Rato da Cidade»; «Um ladrão debaixo da cama» e as «Três Fiandeiras». A partir destas histórias, os alunos efectuaram resumos orais, bandas desenhadas, ilustrações, jogaram ao jogo da glória e visualizaram duas histórias interactivas na TV. Por fim, foi organizada uma banca temática sobre a escritora em destaque.