A história “O julgamento do Pai Natal” foi adaptada para teatro e apresentada, pelos alunos do 3ºano, na festa de Natal da escola.
Bem-vindos a este blogue, que tem como objectivo primordial partilhar com toda a Comunidade Educativa as actividades desenvolvidas na Biblioteca da nossa Escola. Voe nas asas do Mocho até a um mundo feito de palavras e sonhos de encantar!
A história “O julgamento do Pai Natal” foi adaptada para teatro e apresentada, pelos alunos do 3ºano, na festa de Natal da escola.
X edição do concurso: "O MEU POSTAL DE NATAL"
A Associação Nacional de Professores - Secção Regional da Madeira promoveu a X Edição do Concurso "O Meu Postal de Natal" 2022 para todos os alunos das Escolas (públicas e privadas) do 1.º Ciclo do Ensino Básico da RAM. Este concurso teve como objetivos: criar hábitos de participação em concursos, estimular a imaginação e a criatividade, proporcionar uma atividade lúdica e de expressão plástica e promover a participação e o envolvimento da comunidade escolar.
Os alunos do 1º ciclo participaram no concurso e criaram, nas aulas de Biblioteca, o seu postal de Natal.
A nossa escola venceu na categoria 3.º e 4.º anos, com o postal feito por uma aluna do 3.º ano. É de realçar que a nossa escola já tinha vencido a II Edição do referido concurso. Para além dos prémios recebidos, o postal vencedor será a imagem oficial do Postal de Natal da ANP Madeira 2022. Parabéns a todos os alunos que participaram no concurso.
Aqui ficam, para além do postal vencedor, alguns postais realizados pelos alunos.
Criação de um painel natalício com materiais de desperdício (plásticos, cartões de cereais e o interior e exterior de pacotes de leite).
Todos os alunos participaram nas diversas atividades lúdicas referentes à Atividade Trimestral do projeto Baú de Leitura, que incidiu na obra “À boleia com a bruxa”, de Julia Donaldson.
Na AEC de Biblioteca, para comemorar a SEMANA DA ALIMENTAÇÃO, foram lidas e exploradas algumas obras/histórias: A Sopa queima; A ovelhinha que veio para o jantar; A melhor sopa do mundo; O Caldo de Pedra; A Sopa Verde; Eu nunca na vida comerei tomate; a lengalenga "Era uma vez um Cuco que não gostava de couves"; “A Galinha Ruiva” e “A Raposa Vegetariana”. Foram realizadas atividades interativas online, questionários, sopa de letras, labirintos, ilustrações e visualizadas algumas das referidas histórias no YOUTUBE. Ainda foram dinamizados alguns jogos lúdicos, tais como: dominó de frutos, jogo da glória, jogo da adivinha e jogo do bingo.
O miniprojeto da AEC de Biblioteca intitulado “Continhos ilustrados da ilha” teve como principal objetivo dar a conhecer aos alunos alguns contos populares da nossa região.
Para o projeto foi selecionado o conto “Um rapaz afortunado”, do livro Continhos Populares Madeirenses, da autoria do Padre Alfredo Vieira de Freitas. Seguidamente, o conto foi lido e explorado com os alunos, que posteriormente o ilustraram, segundo a sua criatividade. Coube à dinamizadora da atividade a escolha das três melhores ilustrações, que foram digitalizadas e enviadas, com o respetivo conto, para as escolas envolvidas no projeto, para a realização de uma exposição. O miniprojeto foi divulgação nos blogues de biblioteca, jornais escolares e na rede social Facebook.
Para além deste conto, foram trabalhados outros dois contos, nomeadamente: “Um homem que deu uma lição ao rei” e “A história do bom viver”.